A nova Libertadores

por Diogo de Barros Souza

A Conmebol com a sua Libertadores da América é digna do ‘Troféu Lambança do Ano’, após a divulgação das novidades para o ano de 2017. A última semana e o início desta foi repleto de informações vazadas, confirmadas e depois canceladas. Em reuniões no apagar das luzes e secretas, divulgavam informações de várias maneiras, até via Twitter. No maior estilo campeonato amador entre amigos, decidiam sobre o futuro da competição.

nova-libertadores

E assim começaram a matar aos poucos a mais tradicional competição sul-americana de clubes, fora o inchaço de clubes e a ideia de final em jogo único (que não acontecerá por agora), a competição terá duração de 10 meses, em meio aos diversos campeonatos dos países da América do Sul, eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia 2018 e janela de transferências internacionais, some isso ao fato de que o calendário sul-americano não é padrão, ou seja, calendário brasileiro é diferente do argentino e por aí vai.

Mudanças sempre devem ser analisadas com calma para que os efeitos não sejam bruscos, todos sabem que o futebol necessita de mudanças e a Libertadores também, há muito tempo inclusive. Mas é necessário um tempo de adaptação, por exemplo: ” Em 2018, realizaremos essas mudanças para que os clubes, fãs, patrocinadores, TV, etc., tenham tempo suficiente para se adaptar. Respeitamos os envolvidos e pensamos sempre no melhor para o futebol sul-americano.”

Esse poderia ser o discurso oficial do presidente da Conmebol para a imprensa. A nova Libertadores já começa com um discurso confuso e cheio de interrogações. O Campeonato Brasileiro que está na sua reta final, recebeu a notícia de que agora pode ter um G6 ou G7 dependendo de alguns resultados. Só para constar, não concordo com várias dessas alterações, penso que a expansão poderia passar pelos Estados Unidos da América.

Enfim, haja coração amigo!

Leave a Comment

Filed under Reflexões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *